quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Os 10 mandamentos do político brasileiro

Passado mais um processo de eleições gerais, vamos agora refletir no país que queremos construir. Vamos deixar de lado toda a demagogia presente em frases feitas de campanha e partir para a cobrança direta daqueles que foram dignos de nossa confiança. Vamos dar um basta às eternas notícias de corrupção que corroem a administração pública. Conheça os 10 mandamentos do político brasileiro. Faça o seu candidato eleito tomar conhecimento, bem como toda a sociedade brasileira.

1º - Não terás sob à sua administração obras superfaturadas (essa regra vale para qualquer aquisição pública de bens ou serviços). Também não fará vistas grossas se tais práticas acontecerem e envolverem qualquer outra pessoa seja ela de sua responsabilidade ou não.

2º Não irá empregar amigos, parentes, familiares de colegas de partido e amigos de patrocinadores de campanha na administração pública. Irá colaborar para que cargos que exigem conhecimento técnico sejam empregados por técnicos e não por afiliados políticos.

3º Não usará a máquina pública (sob qualquer forma) para a promoção de empresas pessoais, de amigos, ou apoiadores de campanha.

4º Honrarás tuas promessas de campanha.

5º Não engessará a máquina pública na área de saúde, segurança e educação para promover a abertura de mercado de empresas privadas em tais áreas.

6º Criarás um cronograma de visitas em comunidades, bairros e vilas que são carentes de serviço público. Esse cronograma deverá ser obedecido assim que o candidato eleito assumir o mandato.

7º Não será conivente com qualquer colega de partido (ou coligados) e funcionários públicos em atos de corrupção.

8º Lutarás pela total transparência das finanças do poder público (compras, salários de funcionários das secretárias, autarquias, empresas públicas, administração direta ou indireta, bem como aqueles lotados em sociedades de economia mista).

9º Criarás projetos de lei que visem a redução da diferença social existente no povo brasileiro.

10º Irás assumir todos os mandamentos aqui relacionados assim que assumir o seu mandato como Presidente da República, senador, deputado federal, governador, deputado estadual, prefeito ou vereador. Os mandamentos também se aplicam a todos os cargos de vice ou àqueles nomeados direta ou indiretamente pelos candidatos eleitos (ex: ministro e secretários estaduais ou municipais).